Distro Linux
Tutorial passo a passo de como criar uma customização do Ubuntu usando o Remastersys
Olá, muitas pessoas tem me pedido tutoriais de como fazer remasterizações do Ubuntu através da página do blog do Facebook, assim como eu fiz o Diolinux OS 2, vocês aprenderão a fazer suas próprias customizações do sistema.
Mas qual a vantagem de se fazer uma remaster?
Algumas pessoas ainda questionam a real necessidade de se fazer algo assim, fazer os tais Refisefuquis, e a resposta é: O Linux é livre e você faz o que bem entender com ele, se a remaster que você criou ajudou ou atendeu a alguém ótimo!. Minha intenção ao fazer o que chamados hoje de Diolinux OS não é em hipótese alguma criar uma nova distro, mas sim criar algo interessante, com programas diferentes e uma nova interface, o próprio Linux Mint começou assim, como uma customização do Ubuntu e hoje já tem projetos próprios.
Em fim, depende do que você considera uma distro, mas se formos olhar o site do DistroWatch, 70 % das distros são baseadas no Ubuntu e no Debian, se formos analisar o que mais existem são distros derivadas, cada uma com suas modificações e pacotes de Software, distros independentes mesmo existem poucas não é verdade?
Dentre as vantagens de se fazer uma remasterização, eu incluo:
Fazer uma configuração pessoal para que você não precise baixar tudo novamente numa possível reinstalação distribuir o seu trabalho de tweaker aos seus amigos ter um sistema com a sua cara
Criar um sistema voltado a um público específico, com softwares para servidor, edição de vídeo etc...
Fazer este tipo de trabalho ajuda você a conhecer melhor o sistema, te deixa ainda mais motivado e interessado a usar o Linux.
Esta série vai ensinar você a instalar e usar o Remastersys e a configurar os principais ambientes gráficos para você criar a sua própria distro baseada no Ubuntu, fiquei ligado no blog, o próximo artigo