pratica 1
Nome do experimento: Analise qualitativa de metais alcalino
E alcalinos terrosos via teste da chama
Disciplina: Química inorgânica 1
Código: QUIO299D
Professor: Almir Luís Brancher
Universidade de Caxias do sul
Centro de ciências exatas e da tecnologia
Objetivo O objetivo central do experimento e ver a cor quando um elétron salta de um nível menos energético para um mais energético. Fazendo também entender o postulado de Bohr.
Introdução teórica Na Grécia antiga Demócrito e Leucipo afirmaram que toda matéria e feita por minúsculas partículas ao qual se atribuí o nome de átomo uma ideia rejeitada na época por outros pensadores. Em 1808, John Dalton reafirmou a ideia de átomo sendo eles idênticos e indivisíveis. Quando ocorre uma reação química tem-se uma reorganização de átomos, mas sendo formado em diferentes quantidades. Explicando a lei de Lavoisier. Essa ideia de átomo indivisível foi refutada por Thonson. Segundo Thonson o átomo seria um aglomerado de compostos por partículas positivas com prótons e elétrons. Em 1911 Rutherford bombardeou uma chapa de ouro fina com partículas alfa com algumas dessas partículas sofrendo desvios. A partir dessa experiência teve-se uma nova ideia de modelo atômico: no centro um núcleo pesado, pequeno e carregado positivamente rodeado pela eletrosfera com camadas. O salto de uma camada para outra e quando um elétron fica excitado por consequência tem-se a emissão de luz. Dependo da cor emitida pelo elemento pode-se ver ao olho humano sem precisar o uso de equipamentos.
Procedimento experimental O equipamento utilizado no procedimento foi: 2 béqueres , 1 alça de platina, cloreto de bário, cloreto de cálcio, cloreto de estrôncio, cloreto de lítio, cloreto de potássio, cloreto de sódio e cloreto de rubídio( sendo todos os compostos sólidos). Primeiro foi lavado a alça de platina com HCl para limpar a alça ,pegando o sal escolhido e