materiais
Saiba,
Granulometria ou composição granulométrica de um agregado é a distribuição percentual dos seus diversos tamanhos de grãos, considerando a quantidade de material, em massa, retido nas peneiras da série normal (76; 38; 19; 9,5; 4,8; 2,4; 1,2; 0,6; 0,3; 0,15 mm), determinados de acordo com a NBR 7217 (ABNT, 1987). Além da curva de composição granulométrica são também definidos, no ensaio de granulometria, o módulo de finura e a dimensão máxima (diâmetro máximo) do agregado. Definindo alguns ensaios dos agregados tem-se também o ensaio de “Inchamento do agregado”, em que é calculada o volume do agregado seco e depois acrescenta-se água e calcula seu volume úmido, verificando a diferença de volumes, que define o inchamento.
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECIFICA POR MEIO DO FRASCO DE CHAPMAN
1. Introdução
Massa Especifica: Relação entre massa do agregado seco em estufa (100°C a 110°C) até constância de massa e o volume igual do sólido, incluídos os poros impermeáveis. (AGREGADO, sd).
Agregado Miúdo: Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas cujos grãos passam pela peneira ABNT 4,8mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,075mm. (AGREGADO, sd).
2. Objetivo
Determinação da massa específica da areia (ﻻ), pelo método do frasco de Chapman.
AGREGADOS PARA CONCRETO (NBR 7211:2009)
1. INTRODUÇÃO
Os agregados são materiais granulares, sem forma e volume definidos. Ocupam de 60 a
80% do volume total do concreto, portanto sua qualidade é de grande importância para a qualidade final do mesmo. As características dos agregados que mais se destacam para a fabricação do concreto são: porosidade, composição granulométrica, absorção de água, forma e textura superficial das partículas, resistência à compressão, módulo de elasticidade e os tipos de substâncias deletérias presentes. Essas características dos agregados influem
nas