Materiais e Processos de Fabricação
CASE
Pranchas de madeira confeccionadas em madeira.
Materias primas: agave, madeira de balsa, madeiras de baixa densidade, certificadas, com diferentes texturas, entre elas: a Caixeta/Marupá, Cedro-rosa, Figueira-Branca, Sumaúma.
ANÁLISE/CRÍTICA
JUSTIFICATIVA
Apesar de o surf ser um esporte ligado à natureza, o equipamento tradicionalmente utilizado para sua prática é feito de materiais altamente poluentes (poliuretano, fibra de vidro e resina poliéster), alguns são derivados do petróleo e contribuem nas emissões de CO2 e no efeito estufa. Os resíduos da produção das pranchas de surf representam de 60% a 75% do material total utilizado, ou seja, dos 9,5 quilos de material utilizado para a fabricação de uma prancha, ficam no equipamento pouco mais de 2,5 quilos, sendo descartados os 7 quilos restantes.
Segundo o pesquisador Paulo Grijó (2001- UFSC), anualmente são fabricadas cerca de 600 mil pranchas em todo o mundo (50 mil delas, no Brasil). Fazendo os cálculos, estima-se que o surf joga no meio ambiente 4.200 toneladas por ano de produtos altamente tóxicos. No Brasil este valor chega a 350 toneladas por ano e corresponde a um prejuízo financeiro superior a 15 milhões de reais. Uma grande parte destes dejetos não é reciclável e sua destinação final (lixões) gera malefícios ao meio ambiente (solo e corpos aquáticos) e à saúde pública.
FORMA DE APRESENTAÇÃO DO MATERIAL
?
PROPOSTA
AP1: Material OK – Aplicação OK
Processo utilizado:
PRODUTO FEITO DE MADEIRA MORTA OU BAMBU
CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES
Flexibilidade
Durabilidade
Estabilidade
Resistencia
REQUISITOS DE PROJETO
Peso Reduzido
Performance
Manobrabilidade/Surfabilidade
Não agredir ao meio ambiente
JUSTIFICATIVAS DO PROJETO
Devido à alta resistência das fibras da madeira, estas pranchas são praticamente inquebráveis, possuem flexibilidade longitudinal e transversal;
Melhor flutuabilidade em relação aos blocos convencionais;
O bloco é fabricado