Questionário sobre materiais e processos de fabricação
Nome: André Lopes Gomes
1- Qual a estrutura que compõe o núcleo de um átomo?
O núcleo é formado por prótons (cargas positivas), e nêutrons (cargas estáveis). Os elétrons (carga negativa) giram na órbita desse núcleo, formando assim o átomo.
2- Quais as ligações que formam as combinações atômicas e explique cada um deles?
Ligação covalente Acontece quando os átomos compartilham elétrons. Quando dois átomos de eletronegatividade elevada se aproximam, um não terá força para capturar o elétron do outro em definitivo. O elétron é capturado, mas o outro átomo consegue recuperá-lo novamente e, além de recuperá-lo, captura um elétron do outro. Essa troca fica se repetindo constantemente, fazendo com que esses elétrons (um de cada átomo), fiquem orbitando pelos dois átomos.
Ligação iônica Acontece quando um dos átomos doa definitivamente os elétrons da última camada, e o outro recebe definitivamente esses elétrons. Aproximando um átomo de eletronegatividade elevada de um de baixa eletronegatividade, ele captura elétrons.
Definitivamente, e assim, torna-se um íon negativo, forçando o outro a tornar-se um íon positivo. Como cargas elétricas opostas se atraem, eles ficarão ligados pela atração eletromagnética que denomina esse tipo de ligação.
Ligação metálica Acontece quando os elétrons são compartilhados por vários átomos. O fato dos átomos dos metais apresentarem poucos elétrons na camada de valência favorece essa ligação. Esses elétrons se deslocam facilmente, enquanto que os demais ficam fortemente ligados ao núcleo. “Isso resulta numa estrutura formada pelos elétrons que não pertencem à metálica, formando o que é chamado de nuvem eletrônica”. Os íons positivos e a nuvem eletrônica negativa originam forças de atração que ligam os átomos de um metal entre si.
3- Explique eletronegatividade?
É a tendência de um átomo em atrair elétrons compartilhados em uma ligação química, por outro