Casos de Obras com retenção do tipo Perfis metálicos e pranchões de Madeiras
O conhecimento do valor da permeabilidade é muito importante em algumas obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazão que percolará através do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d’água, adensamento, etc. Os mais graves problemas de construção estão relacionados com a presença da água.
Consideram-se solos permeáveis, ou que apresentam drenagem livre, são aqueles que têm permeabilidade superior a 10-7 m/s. Os demais são solos impermeáveis ou com drenagem impedida. Para solos com permeabilidade alta (areias e pedregulhos) o ensaio indicado é o de Carga Constante, já nos solos de baixa permeabilidade, o ensaio mais indicado é o de Carga Variavel. Nos materiais granulares não coesivos como as areias,há uma grande porosidade que facilita o fluxo de água através dos solo, enquanto que nos materiais finos e coesivo como as argilas, ocorre o inverso o que torna este tipo de material ideal para barragens por apresentar baixa permeabilidade e o conhecimento do coeficiente de permeabilidade é importante em problemas de drenagem, percolação, rebaixamento de nível d’água e recalques.
Existem diversos tipos de equipamentos para investigação da condutividade hidráulica de solos em laboratório. Esses equipamentos são denominados de permeâmetros, e são classificados em permeâmetros de parede rígida e parede flexível.