Materiais lúdicos do ensino de ciências
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
ISABELLE TÉCIA SILVA ASSUNÇÃO
MATHEUS LIMA MONTEIRO
RIANNE PASSOS LOPES
RUANA SILVA SOUSA
JOGO DE CARA COM O BICHO E A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL LÚDICO PARA A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS DE ZOOLOGIA PARA O PÚBLICO INFANTIL.
FORTALEZA
2015
1. INTRODUÇÃO
O termo divulgação científica, longe de designar um tipo específico de texto, está relacionado à forma como o conhecimento científico é produzido, como ele é formulado e como ele circula numa sociedade como a nossa (Silva, 2006). A partir de tal afirmação, podemos inferir que a divulgação científica pode assumir diversos formatos para diversos públicos, a fim de divulgar determinados conhecimentos científicos. Esses formatos, segundo Silva (2006), podem ser desde textuais (revistas, livros e artigos), visuais (obras audiovisuais, reportagens televisivas e até mesmo peças de teatro) e podendo até ser acrescida a participação de atividades lúdicas. Segundo Cordazzo e Vieira (2007), a brincadeira é vista na literatura como um recurso que pode estimular o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar. Ainda podemos apontar, segundo Miranda (2001), citado por Lunardi Campos e Bortoloto e Felício, as seguintes qualidades do uso de uma atividade lúdica:
Mediante o jogo didático, vários objetivos podem ser atingidos, relacionados à cognição (desenvolvimento da inteligência e da personalidade, fundamentais para a construção de conhecimentos); afeição (desenvolvimento da sensibilidade e da estima e atuação no sentido de estreitar laços de amizade e afetividade); socialização (simulação de vida em grupo); motivação (envolvimento da ação, do desfio e mobilização da curiosidade) e criatividade. (MIRANDA, 2001 apud CAMPOS, L; BORTOLOTO; FELÍCIO.). A partir de tais conceitos, o objetivo do grupo na criação de um Projeto de Divulgação Científica centrou-se no desenvolvimento de um jogo didático, destinado