Trabalho
Resumidamente, radiação é uma forma de energia transmitida através do ar ou não, como uma onda eletromagnética ou partículas. Além de existir naturalmente no ambiente, a radiação também vem de fontes artificiais como atividades médicas e industriais.
Fig. 1: Tipos de radiação na vida cotidiana. O espectro eletromagnético abrange diversos comprimentos de onda.
A forma mais familiar de radiação é a luz solar, que consiste de radiação numa gama de comprimentos de ondas a partir do infravermelho, mais longo, aos raios ultravioletas, mais curtos. Além da radiação solar, existem outros tipos de radiação que recebemos em pequenas doses, como as que vêm da terra, o ar que respiramos e fontes artificiais como aquelas usadas na medicina (Figura 1)1.
Dividimos todas estas formas de radiação em duas categorias: radiações ionizantes e não ionizantes. Íons são átomos e moléculas que podem ter tanto uma carga elétrica positiva quanto negativa. O tipo de radiação que faz com que eles se tornem íons é conhecida como a radiação ionizante. Radiações não ionizantes, por outro lado, não têm energia suficiente para causar esta mudança de estado.
Todos nós recebemos alguma exposição à radiação ambiente natural, bem como, ocasionalmente, radiação artificial como raios-x médico ou odontológico.
Radiação não Ionizante
A radiação não ionizante tem menos energia do que a radiação ionizante e inclui formas como microondas ou ondas de rádio e televisão. Seu efeito geralmente é limitado à geração de luz ou calor.
Radiação Ionizante
A radiação ionizante consiste em ondas eletromagnéticas com energia suficiente para fazer com que os elétrons se desprendam de átomos e moléculas, alterando sua estrutura – num processo conhecido como ionização.
1. Modificado de acordo com a: http://www.lbl.gov/MicroWorlds/ALSTool/EMSpec/EMSpec2.html (Última visita 12 de Agosto de 2011)