o ludico
A aprendizagem no ensino de Ciência no Ensino Fundamental é, entretanto, complexa e muita das vezes cabe ao professor utilizar-se de diversas técnicas para que o ensino seja, portanto motivacional e principalmente compreensível, levando-a para a realidade do aluno. Todavia, nem sempre acontece desse jeito, onde o professor não se valia de recursos e principalmente de concepções teóricas que fundamentam o processo ensino e aprendizagem.
Desta forma, colocar o ensino frente a realidade dos alunos é um dos grandes desafios que o professor tem que enfrentar bem como em direcionar o ensino de Ciências à uma perspectiva investigativa e emancipatória.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental no ensino de Ciências norteiam o professor para que o ensino venha ser interdisciplinar e que tenham como finalidade formar cidadãos críticos e reflexivos e que tenham autonomia para enfrentar os problemas do seu cotidiano no que se refere ao ensino de ciências e sua complexidade.
Partindo deste pressuposto, este relatório tem como objetivo discorrer sobre a prática na sala de aula no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, vale ressaltar que o processo ensino e aprendizagem estar intimamente ligado e relacionado à interação do professor e aluno.
É nesta assertiva que este relatório teve como objeto de estudo a pratica do professor na sala de aula, observando a metodologia do professor aplicada na sala de aula, a postura do professor como mediador e facilitador do conhecimento.
Desta forma, este relatório está apresentado mediante observação direta à sala de aula, no 08º e 09º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal UEB São José Itapera, onde foram levantados dados através de pesquisas e entrevistas diretas e abertas aos sujeitos da pesquisa “professor e alunos”.
Os dados relativos observação na pratica do professor de Ciências serão apresentados seguindo a seguinte estrutura: apresentação, em que se encontra a estrutura