Materiais de Construção
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
ALUNA: PATRICIA CATARINE DOS SANTOS ABREU
TURMA: TDC1AT-RJB
BELO HORIZONTE, 05 DE SETEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir trás informações sobre alguns aglomerantes e agregados e sobre suas aplicações mais usadas, todas as informações são fundamentadas de acordo com a norma da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que rege cada elemento.
CAL
A Cal é um produto obtido pela calcinação de carbonatos de cálcio e/ou magnésio, constituído essencialmente de uma mistura de óxido de cálcio e óxido de magnésio, ou ainda de uma mistura de óxido de cálcio, óxido de magnésio e hidróxido de cálcio.
A chamada cal virgem é o produto inicial resultante da queima de rochas calcárias, composto predominantemente dos óxidos de cálcio e magnésio. Já a cal hidratada, como o próprio nome sugere, é uma combinação da cal virgem com água. Ou seja, CaO + H2O -> Ca(OH)2. Tem propriedades aglomerantes como o cimento, com a diferença de que o cimento, para endurecer, reage com a água e a cal com o ar. É a chamada cal aérea, enquanto o cimento recebe o nome de aglomerante hidráulico.
A cal pode ser encontrada de duas formas: a Cal virgem e a Cal hidratada, ambas têm as normas que as regulamenta. Para a cal virgem temos a NRB 6453 e para a cal hidratada a NBR 7175.
A norma para cal virgem especifica os requisitos exigíveis no recebimento da cal virgem a ser empregada na construção civil.
A cal virgem é denominada segundo a sua composição química e vem indicada de acordo com as siglas: Cal virgem especial CV-E; Cal virgem comum CV-C; Cal virgem em pedra CV-P;
A cal virgem CV-E ou CV-C pode ser entregue em sacos ou outras formas de acondicionamento que preservem a qualidade do produto
A cal virgem CV-P só poderá ser entregue a granel de forma que preserve a qualidade do produto e proporcione segurança no manuseio e transporte
As normas para cal hidratada exigem:
A cal