materiais de construção
É considerado um dos mais extraordinários fenómenos da natureza. Veja as imagens
Por Marta Gonçalves Miranda
O que é que o túnel Cross Harbour em Hong Kong, a via rápida Transalpina na Áustria, e o viaduto Jubilee Way no Reino Unido têm em comum? Os três foram construídos com asfalto do Pitch Lake.
Abrange uma superfície de cerca de 40 hectares e chega a atingir os 80 metros de profundidade. A sudoeste da ilha de Trindade, Trinidade e Tobago, nas Caraíbas, o Pitch Lake é um dos maiores depósitos naturais de asfalto. Cerca de 200 mil turistas visitam a região todos os anos, com o objectivo de visitar aquele que é considerado um dos mais “extraordinários fenómenos da natureza.”
O Pitch Lake foi descoberto pelos europeus por Sir Walter Raleigh em 1595. Fica perto do povoado de La Brea.
A formação natural de lagos de asfalto não é totalmente compreendida pelos cientistas – o La Brea Tar Pits e o Lake Guanoco na Venezuela são outros exemplos. Os cientistas acreditam que o Pitch Lake se formou quando a placa das Caraíbas se deslocou, o que levou os depósitos de óleo das profundezas da terra a emergirem para a superfície.
Quando o óleo chega à superfície, os elementos líquidos mais leves evaporam-se lentamente, deixando para trás o asfalto mais pesado. O asfalto é composto sobretudo por água, gás, óleo e areia.
É possível andar com segurança na maior parte do Pitch Lake. Na verdade, o lago consegue suportar facilmente o peso de um camião e de outras máquinas pesadas – embora se forem deixados durante muito tempo no mesmo local vão acabar por afundar.
Ainda assim, nem todas as áreas são seguras. Os turistas são avisados desde o início que algumas zonas podem ser tão perigosas como areia movediça, podendo engolir animais que vagueiem perdidos pelo local – ou os visitantes mais rebeldes.
O lago não é apenas um destino turístico. Desde que se iniciou a sua exploração em 1867, já foram extraídos cerca de dez milhões de