Materais de Construção
curitiba
2014
1. DIAGNÓSTICO DA ÁREA
Há uma mineradora de águas que opera na região de Rolândia – PR. A mesma tem sido alvo de especulações a respeito da qualidade de suas águas. Sendo a captação feita direta da fonte, localizada no fundo do vale. Todo seu sistema de envase é automatizado não havendo nenhum contato manual, desde os reservatórios até as máquinas. Em seu entorno, há situado um bairro residencial com rede de esgoto em todas as residências, algumas indústrias, plantações e criação de animais.
2. JUSTIFICATIVA
A mineradora de águas possui o relatório aprovado pelo LAMIN/CPRM, onde descarta quaisquer indícios de microbiológicos como coliformes:
I - certificado de análise química, físico-química e bacteriológica da água, firmado pelo órgão técnico do DNPM e certidão da aprovação do seu relatório de pesquisa.
As últimas análises físico-químicas e bacteriológicas, não tem revelado nenhum tipo de contaminação. Porém, tanto na prefeitura municipal quanto no órgão ambiental estadual, chegam várias denúncias de problemas na agua desta envasadora.
II - No caso das águas minerais que não atingirem os limites constantes dos Capítulos VII e VIII da presente Lei, além dos dados mencionados na alínea anterior, relação dos trabalhos submetidos à aprovação da Comissão Permanente de Crenologia sobre as propriedades terapêuticas da água proveniente da fonte, bem como certidão do parecer favorável desta Comissão para sua classificação como mineral.
Com base nestes furos de sondagem, entendemos que se trata de um perfil constituído de uma camada de argila siltosa vermelha escura com aproximadamente 1 metro de espessura, tendo a seguir um solo residual constituído de uma argila siltosa vermelha a marrom, um silte argiloso, variegado (marrom) e um silte arenoso, variegado (marrom e verde) onde foi encontrado material impenetrável ao trépano.