Trabalho: Materais Cerâmicos na Construção Civil
a) Sabe-se que as argilas são compostas essencialmente por argilominerais e outros elementos que não são os argilominerais. Quais são eles (os principais)? Além disto, há presença de matéria orgânica e impurezas. Quais são as impurezas mais comuns?
As argilas se originam de substâncias minerais resultante da desagregação do feldspato das rochas ígneas, devido a ação do intemperismo da água e gás carbônico. São constituídas essencialmente de partículas cristalinas de diâmetro inferior a 0,005mm, formadas de alguns elementos básicos que constituem os argilo-minerais juntamente com algumas impurezas. Os argilo-minerais possuem diversos tipos de substâncias, assim como as rochas ígneas e os feldspatos, formando uma substância bastante heterogênea, cuja composição química depende da formação geológica e da localização de sua extração. Os argilominirais são silicatos hidratados de alumínio, ferro e magnésio. Alguns dos minerais não argilosos mais encontrados na argila são: quartzo, mica, calcita, hematita, além de matéria orgânica. A principal impureza encontrada nas argilas é a sílica, que ocorre na forma de partículas de dimensões comparáveis às da própria argila. Outras impurezas comuns são os feldspatos, gipso, pirita, magnetita etc. Algumas argilas mostram contaminações de matéria orgânica proveniente de depósitos carbonáceos a elas sobrepostos.
b) Como a composição das argilas interfere no material cerâmico final? Quais são os compostos mais importantes que determinariam essas diferenças?
A composição das argilas determinam suas propriedades físicas e químicas, permitindo dessa forma, os beneficiamentos que devem ser feitos para alterar uma ou várias propriedades do corpo cerâmico e melhorar as propriedades do produto final. Isso explica a diferença significativa e o seu uso em