Resumo livro "O que é sociologia?" - Carlos Benedito Martins
É possível verificar no corpo do texto do livro “O que é Sociologia”, do autor Carlos Benedito Martins uma análise sistemática da configuração da sociologia, que demonstra o seu processo de formação enquanto ciência. Martins claramente opta por embasar seu pensamento dentro do contexto histórico a que ele refere-se, dessa forma, então, usando como fundamento as reflexões dos sociólogos de tais épocas. Assim, verifica-se no livro a ideia de uma cadeia ideológica totalmente complexa, que acaba estabelecendo uma relação entre as ideias do autor, bem com as dos pensadores citados.
O autor esclarece em sua conclusão que a função do sociólogo atualmente é a transformação da sociologia em um instrumento de transformação social, o que configura claramente um ideal marxista. Por outro lado, no primeiro capítulo, “O Surgimento”, o nascimento da sociologia é caracterizado como a dupla revolução do século XVIII, bem como, suas complexas implicações socioeconômicas presentes no continente europeu, como um marco para o desenvolvimento sociológico. O surgimento da sociologia aconteceu no momento de grande expansão do capitalismo, desencadeado pelas revoluções industrial e francesa.
Carlos Martins destaca que a condensação social em torno da cidade da Inglaterra ocorreu de maneira súbita, o que acabou gerando diversos problemas, que se tornaram, posteriormente, objeto de estudo da própria sociologia. Nesse mesmo contexto, tem-se Manchester, cidade esta que obteve aumento expressivo em sua população nos últimos 50 anos, o que gerou um também aumento expressivo em relação à prostituição, ao suicídio, à violência e o alcoolismo. O autor, também, refere-se aos sociólogos da época como militantes políticos que não desejavam produzir um mero conhecimento sobre as novas condições de vida, mas extrair dele orientações para a ação.
O segundo capítulo do livro “A formação”, reforça que com o surgimento da sociologia, surge também, a