Sistema Micrográfico para Arquivos
Jéssica Ribeiro2
Paula Delfiol3
Samira Haddad4
Vittória Dias5
RESUMO
O artigo trata sobre sistema micrográfico, enquanto método de preservação de arquivos, descrevendo como ele é realizado e suas características. Esse sistema pode ser encontrado de diversas formas, as quais são explicadas e exemplificadas no artigo. O grau de confiabilidade desse método é avaliado, levando em consideração aspectos como segurança e durabilidade. São levantados também pontos que o diferenciam de outros métodos de preservação.
Palavras-chave: Micrografia. Sistema Micrográfico. Micrográfico.
INTRODUÇÃO
O sistema micrográfico é um método de preservação e arquivamento de documentos. Apesar de ser antigo e de operação manual é muito utilizado atualmente devido a sua alta confiabilidade e reconhecimento legal. Ele é encontrado em diversos ambientes organizacionais, sendo órgãos públicos e privado como empresas, bancos, lojas, escolas, centros de pesquisa, bibliotecas, entre outros. O objetivo do artigo é explicar o processo da micrografia para estudo e compreensão do assunto. O trabalho foi desenvolvido através de meios eletrônicos e literários, além de uma visita ao laboratório de microfilmagem do sistema de arquivos da Universidade Estadual de Londrina.
DESENVOLVIMENTO
1. DEFINIÇÃO
O sistema micrográfico é um meio físico para preservação e arquivamento de documentos. Esse sistema consiste no uso de microfilmes que, com o processo da micrografia capacitam documentos e imagens.
A micrografia baseia-se em fotografar documentos e transferi-los para os microfilmes, em tamanho menor, os quais poderão ser exibidos em maior proporção em uma máquina de leitura de microfilmes.
O sistema micrográfico pode ser encontrado de diversas formas como no microfilme, microficha, jaqueta, entre outras.
2. MODO DE EXECUÇÃO
Dentro de uma organização, primeiramente, é necessário fazer uma avaliação do documento antes de