Recursos Minerais
Delses não se extrai qualquer substância metálica.
Exemplos de minerais não metálicos
. Materiais de construção (areias e cascalho)
. Joalharia (diamantes, rubis, esmeraldas)
. Fertilizantes (fosfatos, nitratos,…)
. Evaporitos (sal)
Não atingem preços elevados, pois provêm de fontes locais ( excepto as pedras preciosas).
Os recursos minerais nao metalicos, que são mais abundantes que os minerais metalicos, sao considerados bens de primeira necessidade, aposa sua exploraçao e transformaçao
Assim, materiais como as areias, o granito, o basalto ou o marmore, sem eles, a sociedade nao teriaatingido um nivel de comforto e bem-estar que lhes é proporcionado.
O consumo destes minerais tao simples podem atingir varias toneladas por ano.
Portugal tem uma grande riqueza de minerais nao metalicos, entre os quais materiais de construçao e ornamentaçao como o granito, basalto, xisto,marmore,calcario areias e argilas.
Rochas magmáticas teem um elevado teor em silica, o que lhes confere dureza elevadae resistentes ao desgaste, e sao mais dificilmente alteradas quimicamente,«. Por estas razoes, sao utilizadas nos revestimentos exteriores e interiores das habitaçoes.
As rochas graniticas apos serem extraidas sao alvo de uma serie de açoes (como a serragem, polimento, etc) que as tornam mais atrativas do ponto de vista estetico.
Os basaltos, quesao muito utilizados no arquipelago dos Açores e da Madeira, servem para o calcetamento das ruas e tambem incorporados nas paredes das casas e sao utilizados como a brita, no alcatrao das estradas.
As rochas metamorficas tambem sao utilizadas na construçao civil, sendo as mais importantes as ardosias, que teem um baixo grau de metamorfismo. Sao aplicas na cobertura de telhados, revestimento exterior das habitaçoes, etc.
Os calcarios, foram ate há pouco tempo o material mais apreciado para ornamentaçao, mas que teem assumido o seu lugar a outras variadas rochas, entre as quais as