a ética e a polícia
Pela nossa constituição Federal temos uma polícia tripartite , ou seja , dividida em três categorias onde cada uma delas , exerce uma função distinta .
POLÍCIA FEDERAL : Apura infrações penais contra a ordem pública , política e social , previne e reprime o tráfico de drogas , armas e até pessoas entre outros . Exerce funções da polícia marítima , aeroportuária e também cuida das fronteiras , porém com exclusividade às demais categorias exerce funções de polícia judiciária da União e ainda patrulha rodovias e ferrovias Federais .
POLÍCIA CIVIL : Tem a função de polícia judiciária e apura as infrações penais que não sejam de caráter militar , onde nesse caso devem ser destinadas a um delegado de polícia .
POLÍCIA MILITAR : É responsável pela preservação da ordem pública e do policiamento.
Diariamente ouvimos críticas referente policiais , além do grande número de processos contra eles . Rotineiramente vemos na televisão policiais torturando pessoas , ou se corrompendo .
A tortura além de ser uma prática desumana , vai contra a constituição que garante direitos fundamentais como integridade física e moral de todo e qualquer cidadão.
A corrupção por sua vez também não deixa de ir contra a os termos que citamos acima , fazendo com que seja desonrada não somente a Constituição Federal como também a instituição a qual tais se apresentam , porém infelizmente a corrupção não é um problema que abrange apenas policiais .
A ética policial é um assunto de extrema importância , porque idoneidade e ética é algo muito considerável quando se trata de profissionais colocados para zelar por nossa integridade e bem estar. Claro que deve haver algum tipo de incentivo ou pensando ainda mais longe , uma reforma policial , assim como também é proposta uma reforma em toda nossa constituição.
Por fim , temos que ir galgando aos poucos a melhora do todo , mas para isso temos que transformar uma área de cada vez , porém se pudermos desfrutar de uma