Matemática e novas tecnologias
A simples inserção de recursos tecnológicos não significa aprendizagem, é preciso qualidade na sua utilização e essa qualidade vai depender de como as propostas são interpretadas pelos professores.
Por isso é importante que o professor aprenda a utilizar as ferramentas tecnológicas, pois se os mesmos não se sentirem preparados corre-se o risco da simples troca do lápis e papel pelo computador.
Os objetivos desta linha de pesquisa são, basicamente, estudar a educação mediada pelas novas tecnologias: possibilidades no ensino da Matemática, novas práticas pedagógicas e ambientes de aprendizagem alternativos; o uso de novas tecnologias de informação: análise de softwares matemáticos enfatizando seu uso no ambiente escolar e sua influência no processo ensino-aprendizagem; o desenvolvimento de aplicações para o ensino básico e sua transposição didática; o desenvolvimento de material didático que venha ajudar na inclusão digital.
2 - USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
2.1 Formações de professores
Muitas vezes observa-se no ambiente escolar certa expectativa por parte dos professores quanto à vontade de utilizar novos recursos da informática na educação. E essa expectativa às vezes se transforma em sentimento de insegurança ou de resistência em alterar a prática de ensino, pois o professor neste novo contexto é desafiado a rever e ampliar seus conhecimentos para enfrentar as novas situações. Os professores não têm experiência em atividades com o uso de tecnologias, assim, parece óbvio que a formação de professores é totalmente indispensável.
No entanto, não basta aos futuros professores ter contato com a matemática, as teorias educacionais e com as perspectivas da didática. Um contato estabelecido ao nível puramente