matemática financeira - juros simples e juros compostos
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
A relação entre o dinheiro e o tempo está intrinsecamente ligada à vida das pessoas e dos negócios, foi devido a esta ligação e a necessidade humana da transferência de recursos financeiros de agentes superavitários a agentes deficitários, essencial ao desenvolvimento econômico de qualquer sociedade, que surgiu o conceito de juros.
O que é juros? Para o investidor juros é a remuneração do capital empregado em seu investimento, enquanto para o tomador, juros é o custo do capital obtido pela concessão de um empréstimo, para realizarmos o cálculo de juros em uma aplicação financeiro ou até mesmo num empréstimo teremos duas metodologias de cálculo, o regime de capitalização de juros simples e de juros compostos.
Justificativa
Ao longo de nossas vidas sempre nos deparamos ou iremos nos deparar com situações que exigem a realização de cálculo de juros, situações estas que vão desde uma simples compra efetuada no crediário numa loja, a uma aplicação realizada num fundo de investimento, ou até mesmo na realização de um empréstimo ou de um financiamento, é notório a presença da matemática financeira no cotidiano das pessoas, portanto necessitamos conhecer e aprimorar nossas habilidades e conhecimentos quanto à realização de cálculo de juros.
Desenvolvimento
Regime de capitalização é a metodologia utilizada para realização de cálculo de juros, basicamente existem dois tipos de regimes de capitalização: os juros simples e os juros compostos.
Juros simples é o regime de capitalização no qual a taxa de juros incide sobre o capital inicialmente aplicado, sendo os juros diretamente proporcionais ao seu valor e ao tempo de aplicação, a mensuração dos juros pagos em regime de capitalização simples é realizado pelo produto entre o capital (valor presente), taxa de juros e o período, conforme a fórmula matemática: J = VP x i x n, onde temos que: J = Juros, VP = valor