matemática financeira juros simples e compostos
Um padrão de consumo pode ser maior do que suas rendas no presente, em troca de um consumo menor no futuro, ou pode ser menor e com disposição a poupança de renda para consumo futuro. Assim, de um lado há a demanda por crédito e do outro a oferta de fundos, que supre a necessidade essa demanda por crédito. Chama-se taxa de juros ao valor do juro em uma unidade de tempo, expresso como porcentagem do capital. Juros Simples
Considerando um capital C, aplicado a juros simples e à taxa t, durante n períodos de tempo, é possível deduzir a seguinte regra (fórmula) de juros após n períodos de aplicação:
Juros após um período: J1 = C.t
Juros após dois períodos: J1 = C.t + C.t = 2.(C.t)
Juros após três períodos: J1 = C.t + C.t + C.t = 3.(C.t)
Juros após n períodos: Jn = C.t + C.t + ... + C.t = n.(C.t)
Portanto, lembrando que C é o capital, t é a taxa de juros e n é o período de aplicação, a fórmula para calcular juros simples é:
Antes da exposição de exemplos, é importante que se fale sobre o conceito de montante.
Montante
Chama-se montante de um investimento (ou de um empréstimo) à soma do capital com o juro obtido pela aplicação (ou pago pelo empréstimo). Sendo C o capital, J o juro, t a taxa de juro e M o montante e baseando-se na definição acima se obtém:
Com base nas relações expostas acima, para cálculo de juros simples e cálculo do montante de um investimento, é possível verificar que a equação para a obtenção da taxa de jurost, quando dados os valoresC e M, é:
Pode-se comprovar a relação acima por meio da seguinte