feito
São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc.
“É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior.”; ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.” Ou ainda: Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.
Segundo Durkheim o fato social é objetivo central NO ESTUDO DA SOCIOLOGIA, por se compor essencialmente do individuo em sociedade, existentes três características que findam o fato social: a exterioridade: fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
Generalidade: os fatos sociais não são impostos para um só individuo, mas dados pela coletividade, são gerais a todos.
E coercitivos: existe uma força que obriga o individuo cumprilos independente de sua vontade ou querer. Os fatos sociais é uma ordem social
Fato social é as maneiras de pensar, agir e sentir exteriores ao individuo. Essa “coisa” exterior que modula o individuo. Que cria o ser social.
Um exemplo bastante interessante para enchegarmos o fato social é a educação.
Podemos chegar à conclusão de que toda a educação dada às crianças consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente,
WEBER, Marx. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: companhia das letras, 2004.