matematica
Professor: Pedro Simões
Trabalho realizado por:
- Vanessa Barreto nº 19
- Joana Lagartinho nº 21
Ano lectivo 2013/14
Introdução
Porque são importantes os movimentos periódicos
Funções trigonométricas
Circulo trigonométrico
Amplitude, domínio, período e imagem
Matemática e Gestão de Stocks
Um fenómeno periódico aquele que se repete sempre após o mesmo intervalo de tempo. Um exemplo mais simples de um fenómeno periódico é o dia. Assim, chamamos de fenómenos periódicos tudo que se repete da mesma forma, em um mesmo intervalo de tempo. O dia e a noite, por exemplo, são fenómenos periódicos, pois todos os dias o sol raia no mesmo horário, dando início ao dia, e se põe, também no mesmo horário, dando início à noite. O movimento do Sol, que aparece pela manhã e se põe no fim da tarde até novamente aparecer de novo, determina o que chamamos de dia.
Um outro conceito, que ajuda a complementar o anterior, é que os fenómenos periódicos são aqueles que se repetem periodicamente, ou seja, a cada período inteiro.
Exemplos de Fenómenos Periódicos
Além dos movimentos do Sol e da Lua, que fazem com que aconteçam o dia e a noite, existem muitos outros fenómenos periódicos no nosso dia-a-dia. Veja alguns exemplos:
- A função sen x é um exemplo de fenómeno periódico, pois a cada período de 2π tudo volta a se repetir. Veja: sen 0 = 0, sen 90º= 1 , sen 180º= 0, sen 270º= -1, sen 360º(ou 0º) = 0.
As fases da lua também é um bom exemplo, que se repete a cada 28 dias. Fenómeno físico periódico: período – 28 dias, com 4 fases (nova, crescentes, cheia e minguante, que duram sete dias cada uma. Logo, 4 x 7 = 28 dias).
Os fenómenos periódicos podem ser muito úteis para medir a passagem do tempo. Os corpos celestes foram muito importantes por que, entre eles, há diversos que executam um movimento periódico que podem ser percebidos