ESTILO DE LIDERANÇA
A liderança tem sido um dos tópicos mais importante e discutido em todo o mundo, pois ela está presente e influencia diversos aspectos de nossas vidas. Se pensarmos na liderança de um país, ela irá determinar o tipo de política que será adotada, as decisões de guerra ou paz, definirá a economia, além de sistemas como saúde e educação, ou seja, influenciará a forma como as pessoas irão viver.
Se pensarmos na liderança organizacional, vemos o impacto que esta pode causar na cultura da empresa, no desenvolvimento de seus colaboradores, na entrega dos resultados e, consequentemente, na sustentabilidade do negócio. No entanto, estudos levantados no livro “Leadership: Enhancing the Lessons of Experience” mostram que:
50% a 75% das lideranças apresentam uma incompetência na execução de suas atividades;
50% dos CEOs da FORTUNE 500 são demitidos por baixa performance em 3 anos;
Nas pesquisas de avaliação de desempenho, mais de 75% das pessoas disseram que a parte mais estressante de seu trabalho é a relação com o chefe direto;
Um estudo publicado pela Harvard Business Review mostrou que apenas 30% dos negócios apresentavam um clima de trabalho saudável e respeitoso.
Essas estatísticas podem parecer absurdas, mas se você fizer um levantamento de todos os líderes que já passaram por sua vida e imaginar com quantos você voltaria a trabalhar, em qual porcentagem você chegaria? Na média encontramos um resultado de 25% a 40%. Se os resultados apresentados são tão baixos, como saber se nós, como líderes, estamos caminhando na direção correta, ou seja, se estamos dentro do grupo de 25% a 40% dos nossos liderados?
O termo liderança é definido por diversos autores como a capacidade de influenciar pessoas para alcançarem um objetivo comum. Tendo como base essa definição, é possível avaliar a qualidade de um líder através da análise de dois fatores primordiais, sendo eles: a habilidade de unir pessoas, ou seja, de