Matematica Financeira - FGC
Introdução
Para verificarmos qual o melhor projeto para investirmos determinado recurso , devemos tomar como referencia alguns critério importantes. No mercado atualmente os dois critérios mais utilizados são:
- VPL – Valor Presente Liquido;
- TIR – Taxa interna de Retorno;
Justificativa
Valor Presente Liquido (VPL) determina ao investidor a medida precisa de um lucro / prejuízo que um determinado investimento a Valor Presente, ou seja, é o lucro / prejuízo de um investidor que investe a no projeto b. Podemos dizer que VPL é a diferença entre o valor e o custo de um ativo.
- Se um projeto custa mais do que vale, não devemos investir, pois haverá prejuízo.
- Se um projeto vale mais do que custa, devemos investir, pois haverá lucro.
Taxa Interna de Retorno (TIR) determina ao investidor a medida exata da taxa de retorno intrínseca de um projeto. A TIR pode não ser um bom processo para quem não domina perfeitamente o assunto, podendo levar a conclusões incorretas. A TiR portando é definida como taxa interna de retorno de um projeto; a taxa máxima de custo de capital que um projeto suporta; e a taxa de desconto para os fluxos de caixa de um projeto que fazem o VPL desse projeto ser zero.
Desenvolvimento
As fórmulas do Valor Presente Liquido (VPL):
Para encontrarmos a formula do VPL precisamos descobrir a formula que calculo a valor do projeto, que é calculado como sendo a soma do valor presente de todos os fluxos de caixas resultantes deste projeto, ou seja: a formula de VPL é VPL= Valor – Custo, sendo assim temos uma formula: - Custos
Exemplo:
Suponha que um projeto y, com vida útil de 2 anos, custe 2.550,00 para se implementado hoje. Os resultados esperados no final do primeiro ano é de R$ 2.200,00 e no final do segundo ano é de R$ 2.420,00. A taxa para desconto dos fluxos de caixa é de 10% ao ano. Qual o VPL?
R: Utilizando a Calculadora financeira...
2.500 CHS g CFo
2.200 g CFj