Matematica 1
Autor: Ader Fernando Alves de Pádua
1 INTRODUÇÃO
A todo momento nos deparamos com diversos problemas matemáticos. As formas de resolve-los são inúmeras, más é necessário que se saiba a forma e a formula correta a ser usada. Este artigo, por sua vez, vem mostrar como pode ser feita a aplicação de funções matemáticas na resolução de problemas caráter contábil. Através da aplicação de funções podemos conhecer o custo, a receita, a soma, o produto, o quociente, as taxas de variação no valor dos produtos e etc.
2 2 FUNÇÕES
Dados dois conjuntos A e B não vazios, chama-se função uma relação R de A em B se e somente se todo elemento x de A existe um único correspondente y em B.
3 FUNÇÃO DERIVADA
É a declividade da função em um determinado ponto da reta. Para se definir a declividade de uma reta, deve-se levar em conta a taxa de variação da distância vertical, chamada de elevação, e a variação da distância horizontal, chamada de percurso. Portanto: M=tanθ = y2 – y1 = ∆y θ X2 – x1 ∆x
A taxa de variação de x e y em determinada reta é sempre constante ao longo desta reta, portanto a declividade não é constante, ela varia em cada ponto da reta em particular. Para se definir a primeira derivada utiliza-se a notação (x, y) , (x1, y1) vai indicar o ponto móvel e a notação (x + ∆x + y + ∆y) para o ponto móvel (x2, y2). Pode-se obter as derivadas de diversos tipos de funções a partir do memento em que se obtém a definição de derivada e das propriedades de limites. Assim, é possível resolver problemas a partir das derivadas de várias funções sem precisar utilizar as formulas. Para isso é preciso:
A - Atentar para função y = ƒ(x)
B - Dar acréscimos a x e a y para se obter: y + ∆y = ƒ(x + ∆x) C - Subtrair para se obter:
3
∆y = ƒ(x + ∆x) – ƒ(x) D– Dividir por ∆x para se obter: ∆x = ƒ(x + ∆x) – ƒx ∆x ∆x
E– Passar ao limite para achar a função:
dy dx
4 APLICAÇÃO DE FUNÇÕES NA CONTABILIDADE
A