Plano de contas
O Plano de contas é um elenco de todas as contas previstas como necessárias aos registros(uma vez que é o instrumento que o profissional consulta quando vai fazer um lançamento contábil, pois indica qual conta deve ser debitada e qual conta deve ser creditada) contábeis de uma entidade, oferecendo a vantagem de uniformização das contas utilizadas em cada registro, além de servir de parâmetro para elaboração das demonstrações contábeis. A finalidade principal do Plano de Contas é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e na sua elaboração devem ser considerados três objetivos fundamentais:
1- Atender as necessidades de informações da administração da entidade;
2- Observar formato compatível com os princípios contábeis e com norma legal que regula a elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis, ou seja a Lei nº 6.404/76.
3- Adaptar-se tanto quanto possível as exigências dos agentes externos á entidade(fornecedores, bancos, órgãos fiscais, auditoria externa) e, particularmente as regras da Legislação do Imposto de Renda . Cada conta do plano de contas tem um objetivo diferente da outra, cada uma é utilizada para registros de fatos com características próprias, com natureza igual. Cada registro dever ser feito em uma conta apropriada e que especifique o fato ocorrido. O plano de contas, na maioria das vezes, difere de uma empresa para a outra. Pois o que pode ser útil para a contabilização de atos e fatos administrativos em uma empresa de porte grande poderá muitas vezes nem ser usada na contabilização de atos e fatos administrativos de empresas menores ou que atuem em setores diferentes. Demonstraremos um Plano de Contas de uma Empresa Comercial.
PLANO DE CONTAS DE UMA EMPRESA COMERCIAL
1 ATIVO
1.1 CIRCULANTE
1.1.01 Caixa
1.1.02