Ecologia organizacional
Os organismos e as organizações não são entidades distintas, nem isoladas, nem auto-suficientes. Fazem parte de um ecossistema complexo, de acordo com a moderna teoria dos sistemas. Trazendo á crítica as visões da população-ecologia e contingencial que têem as organizações e ambientes como fenômenos separados.
A biologia
O ecossistema evolui como um todo, segundo os biologistas, ou seja, os organismos não evoluem por se adaptarem às mudanças do ambiente (contingencial), ou como resultados dessas mudanças, selecionando os mais fortes (população-ecologia).A evolução acontece no padrão de relações que abrangem os organismos e seus ambientes.
Kenneth Boulding colocou, a evolução envolve a sobrevivência do ajustamento e não a sobrevivência do mais ajustado.
Explorando a perspectiva ecológica
Na natureza o ambiente de um organismo é composto de outros organismos.
Os ambientes organizacionais, são de forma geral, compostos de outra organizações.
Entende-se então que os ambientes possam ser influenciáveis pelas organizações e de certa forma utilizados de forma favorável quando há um relacionamento com outras organizações. Assim como na natureza a cooperação é tão comum como a competição. Essa visão enfatiza a colaboração com importante contribuição na administração e entendimento das organizações.
Visão da ecologia organizacional
Atualmente , tem sido desenvolvida pelo cientista social Eris Trist e sua equipe , buscando novos padrões de relacionamento visando com isso ações que poderão ser tomadas por organizações em conjunto, no intuito de tornar ambientes turbulentos em ambientes de maior controle. O campo de relações proposto envolve desde o operário e a administração até entre empresas concorrentes, compartilhando problemas comuns.
Exemplo de casos com a Companhia Siderúrgica Nacional – CSN.
Exemplos de relações de colaboração entre organizações
CSN relata alto nível de