Mastruz
CAMPUS DE GURUPI
QUIMICA AMBIENTAL
QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
IDENTIFICAÇÃO DOS METABÓLITOS SECUNDÁTIOS DAS PARTES
AÉREASDO MASTRUZ (Chenopodium ambrosioides L.)
Discentes:
Silvio C Maciel
Mateus L Luz
Docentes:
Prof ª Dra Rafaela O. Ferreira
Profª Msc Juliana C. Holsbach
GURUPI – TO
2015
OBJETIVOS:
Avaliar o extrato de mastruz (Chenopodium ambrosioides L.), identificar os grupos de metabólitos secundários presentes na composição química de suas partes aéreas.
INTRODUÇÃO:
Existem várias espécies vegetais no Brasil promissoras para serem exploradas em atividades farmacológicas que apresentam ação medicinal, dentre elas o Matruz Chenopodium ambrosioides L. é uma espécie que se destaca por causa da intensa utilização pela população de baixa renda e das múltiplas utilidades atribuídas. Segundo a Organização Mundial da
Saúde (OMS), é considerada uma das espécies mais utilizadas como remédio tradicional no mundo inteiro, comprovada cientificamente em diversos usos da planta em diferentes espécies de animais.
O Chenopodium ambrosioides L. é uma planta medicinal herbácea, pertencente à família
Chenopodiaceae, família está amplamente distribuída na área do Mediterrâneo Oriente.
Conhecida popularmente como mastruço, mastruz, erva-de-santa-maria, chá-do-méxico, ervaformigueira e quenopódio, apresenta propriedades biológicas frequentemente usadas e muito difundidas de forma empírica em tratamentos na medicina popular para humanos, como febrífugo, antiespasmódico, tônico, auxiliar da digestão, cicatrizante, antirreumático, antipirético, antimicrobiano, fungicida, vermífugo, antiúlcera, (Cunha 2007; Sérvio et al.,
2011).
METODOLOGIA:
Preparação dos extratos:
O trabalho foi realizado no laboratório de química da Universidade Federal do Tocantins, campus de Gurupi, utilizando o mastruz (Chenopodium ambrosioides L.), as amostras foram coletadas no município de Formoso do Araguaia, na localidade 11°51’51.5”S, 49°54’49.8”W.
Para a