Minha terra tem palmeiras
EsSUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
INTRODUÇÃO
No Maranhão tem uma cidade chamada Lago do Junco com varias tradições que vivem na zona rural com o uso das plantas medicinais no tratamento de varias doenças por meio da implantação do Horto e da Farmácia Fitoterápica.
Em 1999 teve principais parceiros como a prefeitura Municipal , o consultor do Sebrae para o projeto na época da criação da farmácia fitoterápica.
O lago de junco foi fundado em 1961na região dos cocais esta situado a 315km de São Luís. O Lago sempre apresentou sua vegetação predominante foi a palmeira do babaçu.
Da Palmeira do babaçu extraiam -se telhado , óleo , sabonete , esteira , cesto , abanador , carvão para fazer fogo além das propriedade medicinais como antiflamátorio.
As quebradeiras de coco do Lago do Junco e todas as outras e telhados pelo Maranhão umas das suas grandes conquistas foi a lei municipal do '' babaçu livre'' , e outra conquistas dessas guerreiras foi a criação da cooperativa de quebradeiras de coco onde produziam seus artesanatos.
Quanto a educação era dada parte pela prefeitura municipal , o material didático era pouco não era o suficiente para todos os alunos e a falta de outros cursos por só havia o curso de magistério.
A merenda escolar funcionava satisfatoriamente havendo a necessidade de variação no cardápio inclusão de frutas com mais higiene.
A saúde foi o desempenho do munícipio , quanto a melhora o Índice de desempenho humano , (IDS), considerado um dos mais baixos do estado , a ausência de posto medico sendo caso de emergência de atendimento no Lago da Pedra .
Em 1997 teve a reorganização de serviços de saúde: CMS ( Conselho Municipal de Saúde)
FMS (Fundo Municipal de Saúde) com objetivos de minimizar os problemas de saúde também havia PACS