A disposição final rsu correta e a responsabilidade social de todos com o meio ambiente
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Célia Aparecida Pimentel Santos
A Disposição Final RSU Correta e a Responsabilidade Social de todos com o Meio Ambiente
Nova Lima – MG
2011
INTRODUÇÃO A realidade de disposição de resíduos urbanos é dolorosa e feia, onde o crescimento significativamente grande gera degradação ambiental por não haver uma disposição final adequada dos mesmos, em muitas cidades gestores municipais sinalizam suas maiores dificuldades na disposição final de resíduos sendo, financeiros, caixas, tarifas, arrecadações e a falta de capacitação, e a descontinuidade administrativa e política.
Muitos tipos de lixos são encontrados na disposição urbana, incluindo o hospitalar, comercial e residencial, sendo muitos deles remédios deteriorados, per furos cortantes, papelões, etc.
A reciclagem deveria ser uma fonte de sustento, pois muitos resíduos sólidos podem ser reutilizados sendo transformados em obras- primas decorativas e gerando empregos. Com a transformação dos lixões a céu aberto em aterros sanitários as doenças, degradação ambiental, poluição, e fonte de renda desumana para muitos homens seriam descartadas, toda cidade deveria ter uma coleta seletiva, pois com isso diminuiria a disposição inadequada de resíduos, os mesmos seriam tratados e reaproveitados podendo gerar renda para muitas famílias, e menos poluição.
As principais vantagens de uma coleta seletiva são sinalizadas neste texto, assim como são sinalizados os resíduos que podem ser reciclados e também os que não podem. É de suma importância informar a sociedade sobre os aterros sanitários, a reciclagem, a separação adequada do lixo urbano, e principalmente como deve ser a disposição final dos resíduos sólidos que geramos no dia a dia, para conscientização, parceria na recuperação dos solos e diminuição da poluição ambiental.
A Disposição Final RSU