Inteligencia emocional
Para o bom desempenho da função gestora, assim como para desempenhar um papel de liderança eficaz, juntamente com suas habilidades técnicas e inteligência, o profissional precisa desenvolver sua inteligência emocional. Sem ela, a pessoa pode ter o melhor treinamento e formação do mundo, uma mente maravilhosa, mas não conseguirá se destacar e sentir-se plenamente satisfeita em sua vida profissional. Além disso, quanto mais alto o grau em que a pessoa está (em termos de hierarquia), mas diferença faz, no seu desempenho, a inteligência emocional. A inteligência emocional é composta de 05 componentes, ou habilidades. São elas:
1. Autoconsciência: habilidade de reconhecer e entender seu temperamento, suas emoções e iniciativas, assim como seus efeitos nos outros. A marca desta habilidade é a apresentação de um senso de autoconfiança, uma auto-avaliação realista e senso de humor para com os próprios defeitos;
2. Autodisciplina: habilidade de controlar ou redirecionar impulsos e temperamentos desordenados. É uma propensão a protelar julgamentos e pensar antes de agir. A pessoa que consegue fazer isso desperta confiança e integridade e está apta a lidar com as incertezas.
3. Motivação: é uma paixão pelo trabalho por razões que vão além do dinheiro ou poder ou posição. É uma propensão a perseguir metas com energia e persistência.
4. Empatia: é a capacidade de entender o modo de ser emocional das outras pessoas. A pessoa com esta habilidade tem facilidade em construir e manter relacionamentos e consegue se sensibilizar com as questões alheias (quando for participar do fórum no moodle sobre este texto escreva o nome de uma cor no meio do seu texto; esta é a senha que indica que você leu este texto). Esta é a habilidade mais facilmente reconhecida, todos sentem quando estão diante de uma pessoa empática.
5. Habilidade Social: é a capacidade de gerenciar relacionamentos e desenvolver uma ampla e significativa rede de relações