Massa Molar de líquidos voláteis
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química
Laboratório de Termodinâmica Química
Prática: Massa Molar de líquidos voláteis Aplicação da Lei dos Gases Ideais
Juiz de Fora – MG 2014
Nome: Luã Guilherme L. L. Oliveira
Introdução
A Lei dos Gases Ideais, como o próprio nome indica refere-se a Gases Ideais, ou seja que respeitem as seguintes condições;o gás é constituído por um número muito grande de moléculas em movimento desordenado,o volume próprio das moléculas é desprezível frente ao volume do recipiente,as forças intermoleculares são desprezáveis, as colisões são elásticas e de duração desprezível.
Mas existem muitos gases que, não sendo ideais, em determinadas condições exibem um comportamento muito semelhante ao do gás ideal.
A Lei dos gases ideais deriva das leis de Charles e Gay Lussac e de Boyle-Mariotte que foram determinadas experimentalmente por estes cientistas. Sendo p a pressão do gás, V o volume que ele ocupa e T a sua temperatura (que tem que ser medida em Kelvin - temperatura absoluta), a expressão matemática da Lei dos gases ideais escreve-se:
PV=nRT
em que n é o número de moles de gás presentes e R a constante universal dos gases ideais.
A lei do gás ideal é útil na determinação de massas molares de substâncias voláteis.Para substâncias líquidas, ou sólidas, devem ser vaporizadas em temperatura superior do respectivo ponto de ebulição para que se possa determinar a sua massa molas por meio da Lei dos Gases.
A determinação da massa pode ser determinada pela seguinte mudança na formula original; onde ,
Objetivo
Determinar a massa molecular de um líquido volátil e a densidade do seu vapor pelo método de Victor Meyer.
Parte Experimental
Material Utilizado
Aparelho de Victor Meyer,ampolas de vidro, termômetro, barômetro, manta aquecedora, suporte de ferro, garras, água destilada e líquido