DESTILAÇÃO
ESCOLA DE AGRONOMIA
DEPARTAMENTE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS III
DESTILAÇÃO
ALUNAS: Mariana Alves Rocha
Priscilla Rodrigues Ferreira
PROFESSOR: Gilberto Alessandre Soares Goulart
GOIÂNIA
2014
Destilação é uma operação unitária com o objetivo de separação ou fracionar, utilizando calor de vaporização, para separação de duas misturas. A operação de destilação é bastante utilizada em indústrias químicas, mas também bastante utilizada na indústria de álcool e açúcar (FIGURA 1).
Figura 1. Esquema de uma coluna de destilação. O destilado é normalmente uma mistura líquida e o resíduo é sempre uma mistura líquida. O equipamento onde ocorre a destilação é uma torre, ou coluna, cujo interior é dotado de pratos ou bandejas, empacotadas ou recheios (FIGURA 2).
Figura 2. Colunas de Destilação: (1) - Coluna de Pratos; (2) - Coluna de Recheio. A destilação é uma operação que permite a separação de misturas de líquidos em seus componentes puros ou próximos da pureza, por meio de evaporação e condensação dos componentes em questão. Na destilação, portanto, pode-se afirmar que o agente de separação é o calor, pois o vapor formado tem composição diferente da mistura original. O processo de destilação é muito utilizado em toda a indústria química, como por exemplo, na obtenção de álcool retificado de uma mistura de fermentação, ou ainda, na indústria petrolífera para a separação das frações contidas no petróleo bruto, como gás combustível, GLP, nafta, querosene, diesel, gasóleo, óleo combustível. É um processo muito utilizado também na indústria petroquímica, para a separação de frações da nafta petroquímica. Quase todos os processos químicos e petroquímicos exigem a separação de uma fase sólida, líquida ou gasosa, nos seus componentes. O processo de separação mais amplamente utilizado nestas indústrias é a