Massa específica de um sólido
Juliédson Artur Malaquias Reis- 33.755
Marcus Vinicius de Almeida- 33.940
Mariana dos Santos Silva- 34.081
Rayelle de Araujo Silva- 34.268
Ricardo Stauffer- 33.829
(Equipe 2)
Resumo: Nesta atividade de laboratório de Física mensuramos a massa específica e também notamos o princípio de Arquimedes. Efetuamos uma medida secundária, respeitando o limite de algarismos significativos, com unidades e erros propagados.
1.
INTRODUÇÃO
Arquimedes foi um filósofo grego que em muito contribuiu para a matemática, a física e a engenharia. Segundo o mito, o rei Hierão pediu-lhe que conferisse sua coroa pois duvidava que a mesma fosse constituída de somente ouro, como havia solicitado ao artesão.
Quando Arquimedes entrou em uma banheira cheia d'água, notou que o volume de água que transbordava era equivalente ao volume do seu corpo submerso. Desta forma, ainda nu, saiu gritando pelas ruas "EUREKA" ("Descobri" ou então "Encontrei").
2.
MATERIAIS E MÉTODOS
Ao realizar o experimento, nos baseamos no princípio de Arquimedes.
Desejávamos saber se cada substância diferente, deslocará uma quantidade diferente de água. Para isso, utilizamos: uma balança de precisão analógica; uma proveta com escala analógica; dois corpos de prova, sendo um de ferro e outro de alumínio; água; calculadora; lápis e folha de dados.
2.1
Materiais
Nesta atividade utilizamos uma Balança da marca J.B. e modelo: 007. Com suas unidades em grama (g) e uma faixa nominal que vai de 0,2g até 610g. Obtendo uma precisão de 0,2 g e um erro de 0,1g.
Utilizamos também uma Proveta com suas unidades em ml (ou cm³) e uma faixa nominal que vai de 1ml até 100ml. Obtendo uma precisão de 1ml e um erro de 0,5ml.
Balança marca J.B.
Proveta.
2.2 Modelo Metodológico
Na balança colocamos dois corpos de mesmo volume para serem medidos, um de alumínio e outro de ferro. O que obtemos tais resultados: Mfe= (45,4 ± 0,1)g e Mal=
(15,8 ± 0,1)g.
Dessa forma, poemos calcular a massa específica de cada