DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DE CORPOS SÓLIDOS
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DE CORPOS SÓLIDOS
Índice Página
INTRODUÇÃO
N° 03
OBJETIVO
N° 04
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
N°04
MÉTODOS
N°05
PROCEDIMENTO
N°06
DADOS
N°07
CÁlculos
N°08
ANÁLISE
N°09
CONCLUSÃO
N°10
BIBLIOGRAFIA
N°11
INTRODUÇÃO: Uma das formas a que podemos nos utilizar para determinação da massa específica de corpos sólidos, ou seja, a densidade dos mesmos, é com o “Princípio de Arquimedes”. Arquimedes foi um matemático grego do século III a.c. Ele observou que todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de uma força vertical para cima e constatou que esta força é igual ao peso do líquido deslocado por este corpo.
Para calcularmos esta força, a qual é denominada força de empuxo, basta relacionarmos Vf o volume do fluido deslocado, então a massa do fluido deslocado é:
Mf = df. Vf
Sabendo que o módulo do empuxo é igual ao módulo do peso:
E = P = m . g
Assim temos que o empuxo é:
E = df. Vf . g
O fluido deslocado é o volume do fluido que caberia dentro da parte imersa no fluido, estando ele totalmente ou parcialmente imerso, como mostra figura abaixo:
Arquimedes formulou o seu princípio para a água, mas ele funciona para qualquer fluido, até mesmo para o ar. Quando um corpo mais denso que o líquido está totalmente imerso, percebemos que o seu peso é aparentemente menor do que no ar. Este peso aparente é a diferença entre o peso real e o empuxo.
Paparente = Preal – E
OBJETIVOS:
Nesta prática tentamos determinar a massa específica de um corpo de prova mais denso que á água e outro menos denso utilizando o princípio de Arquimedes.
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS:
Sensor de força
Termômetro
Interface GLx
Software “Data Studio”
Recipiente com água
Corpo de