Massa especifica dos solidos
Os solos são sistemas de três fases: ar, água e sólidos. Normalmente torna-se necessário encontrar relações de um determinado material, separando-os dos demais. Isso acontece quando achamos o teor de umidade, o índice de vazios e a massa específica dos grãos, que nos dá informações novas e importantes e que expande nosso conhecimento de determinado solo. Alguns aparelhos auxiliam na obtenção desses índices físicos como o picnômetro, a bomba de vácuo e aparelhos de dispersão:
O picnômetro é utilizado para determinar a massa específica de líquidos e sólidos. É feito de vidro possui baixo coeficiente de dilatação térmica e a água é a substância padrão nele utilizada.
A bomba de vácuo, como o próprio nome diz, cria um vácuo num determinado sistema. No ensaio realizado, ela retira o ar presente na amostra para que o ar não interfira no objetivo de determinar a massa específica dos grãos.
No caso da massa específica dos grãos, pode-se obtê-la através de ensaios regidos pelas NBR 6457/1986 e NBR 6508/1984.
2 Equipamentos:
1. Estufa capaz de manter a temperatura entre 105 e 110 ºC;
2. Aparelho de dispersão, com hélices metálicas substituíveis e copo munido de chicanas metálicas;
3. Picnômetro de 500 cm³, calibrado a 20ºC, com a respectiva curva de calibração;
4. Bomba de vácuo com registros, vacuômetro e conexões, capaz de aplicar um vácuo de 88 kPa, para remoção do ar aderente às partículas do solo;
5. Termômetro graduado em 0,1ºC, de 0 a 50ºC;
6. Balança que permita pesar nominalmente até 1,5 Kg, com resolução de 0,01 g e sensibilidade compatível;
7. Funil de vidro;
8. Conta-gotas.
3 Métodos de Ensaio
Primeiramente, a amostra deverá ser seca ao ar (secagem prévia) até próximo à umidade higroscópica, homogeneizada e passada na peneira de 4,8 mm, de acordo com a NBR 6457/86.
Em seguida tomar-se-á 500 g dessa amostra para a realização de dois ensaios. Deve-se pesar uma amostra de 60 g (M1) para ser usada no picnômetro de 500