EXPERIÊNCIA 01 | DETERMINAR A MASSA ESPECIFICA DE UM SÓLIDO DE FORMA REGULAR EXPERIÊNCIA 02 | ENCONTRANDO A DENSIDADE PELO DESLOCAMENTO DE ÁGUA.
A física dos fluidos é a base da engenharia hidráulica em um ramo da engenharia aplicada em muitos campos. Sendo a hidrostática a parte da física que se dedica a estudar detalhadamente todas as propriedades, características e peculiaridades dos fluidos, ou seja, se ele e líquido ou gás.
A massa específica de uma determinada substância é a razão entre a massa de uma porção compacta dessa substância e o volume ocupado por ela. Expressamos a equação como: μ = m V
Densidade:
Para encontrar a densidade ρ de um fluido em qualquer ponto, isolamos um pequeno elemento de volume (V) em torno deste ponto e medimos a massa (m) do fluido contido no elemento. A densidade é então: ρ = m V
Há uma pequena diferença entre densidade e massa específica. A massa específica, embora definida de forma análoga à densidade, contudo para um material e não um objeto é propriedade de uma substância, e não de um objeto. Supõe-se, pois que o material seja homogêneo e isotrópico ao longo de todo o volume considerado para o cálculo, e que este seja maciço. Um objeto oco pode ter densidade muito diferente da massa específica do material que os compõem, a exemplo os navios. Embora a massa específica do aço seja maior do que a massa específica da água, a densidade de um navio - assumido uma estrutura "fechada", é certamente menor do que a da água.
Para líquidos e gases as expressões densidade e massa específica - dadas as propriedades físicas destes estados - acabam sendo utilizadas como sinônimos.
OBJETIVO
• Determinar o peso específico de um corpo com formato regular, cujo volume pode ser calculado a partir das medidas de seus lados. Quando o sólido possui uma forma regular, isto é, suas faces são planas ou possuem uma curvatura conhecida, então existem equações matemáticas que permitem calcular o seu volume. A equação que permite calcular o volume de um paralelepípedo é:
V= a