Homofobia
CURSO DE DIREITO
BENEDITO DA SILVA BATISTA
ELANE FARIAS DOS SANTOS
IEDA BORGES DA SILVA
MANUELLA RIBEIRO VIANA SILVA
WALBER LUIZ RIBEIRO
HOMOFOBIA
Ananindeua – Pará
2011
BENEDITO DA SILVA BATISTA
ELANE FARIAS DOS SANTOS
IEDA BORGES DA SILVA
MANUELLA RIBEIRO VIANA SILVA
WALBER LUIZ RIBEIRO
HOMOFOBIA
Trabalho apresentado à disciplina Antropologia Jurídica do Curso de Direito da ESMAC, como requisito para obtenção de nota parcial para o 2º NPC, elaborado sob a orientação da Prof. Tayssa.
Ananindeua – Pará
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Buscando trazer subsídios que possam romper com as barreiras do preconceito e da discriminação, o presente trabalho tem por objetivo abordar a questão da homofobia, fazendo um raio-x de seus principais aspectos: histórico, cientifico e sociológico, traçando um paralelo com dados atuais como conquista dos direitos e formas de combate e prevenção.
Em síntese, mostraremos que os homossexuais são os mais odiados dentre todos os grupos minoritários, porque o amor entre pessoas do mesmo sexo foi secularmente considerado crime hediondo, condenado como pecado abominável, escondido através de um verdadeiro complô do silêncio, o que redundou na internalização da homofobia por parte dos membros da sociedade global, a iniciar pela repressão dentro da própria família, no interior das igrejas e da academia, inclusive dentro dos partidos políticos e das próprias entidades voltadas para a defesa dos direitos humanos.
Direito a liberdade e igualdade perante a lei, sem nenhum tipo de discriminação, de raça, cor, credo, idade ou sexo. Esses são preceitos constitucionais, que em tese deveriam ser assegurados a todos. No entanto, isso não tem conseguido se tornar uma realidade, principalmente no que tange a