relatório da massa específica de um sólido
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-ICET
ENGENHARIA CIVIL
GUILHERME ESPINOSA
MARIANA LOPES OLIVEIRA
RAFAEL CESCA
relatório da massa específica de um sólido
Química Experimental
Profa. Tatiana de Oliveira Magalhães
Novo Hamburgo, Agosto,2013
GUILHERME ESPINOSA
MARIANA LOPES OLIVEIRA
RAFAEL OLI CESCA
Química Experimental
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Química Experimental, no curso de Engenharia Civil, na Universidade Feevale de Novo Hamburgo.
Novo Hamburgo, Agosto,2013
1. INTRODUÇÃO
Objetivo propor uma técnica para investigar a relação massa- volume de um sólido, visando sua identificação. A introdução deve refletir as ideias essenciais e conter as justificativas para o desenvolvimento do mesmo, situando o assunto a ser tratado em um contexto global, destacando sua importância e atualidade. Obtendo assim, conceitos importantes relacionados com o assunto da prática. O último parágrafo traz o objetivo do experimento.
Portando, contendo as justificativas para o desenvolvimento do mesmo, situando o assunto a ser tratado em um contexto global, destacando sua importância e atualidade.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:
A massa especifica (densidade) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (seja ele sólido, líquido ou gasoso).
Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por: Densidade = massa d = m volume v
A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as mais utilizadas