Quimica
CAMPUS POÇOS DE CALDAS
Massa Específica
.
Alunos : Gelson Edgar de Figueredo, Diego Cardoso costa Professora : Luana Rochetto
Disciplina : Química Experimental
Curso de Engenharia Civil – 2° período.
POÇOS DE CALDAS, 21 DE fevereiro DE 2014
Sumário
1.Introdução 1.1 .Objetivo 1.2.Fundamentação teórica
2.Materiais
3.Métodos 3.1 experimento 1 ( brita ) 3.2 experimento 2 ( balão volumétrico ) 3.3 experimento 3 ( água quente )
4.Resultados e Discussão
5.Conclusão
6.Referência bibliográfica
1 – Introdução
As experiências realizadas no laboratório de química da universidade PUC Minas, campus Poços de Caldas, tiveram o intuito de determinar a massa e o peso especifica, de um sólido e de um liquido.
A fundamentação teórica tem como base a pesquisa e o conhecimento adquirido no decorrer dos experimentos realizados, no qual também serviu com base para a dissertação deste relatório.
A determinação da massa e do peso especifica de uma substância experimentalmente é muito simples, pois basta seguir as instruções descritas em materiais e métodos, descritos neste relatório.
1.1 – Objetivo
O objetivo deste relatório é demonstrar o passo a passo para, a determinação experimental, da massa e do peso específico de um sólido e de um liquido. Realizar uma análise comparativa dos resultados com valores teóricos, verificando as margens de erros. O sólido utilizado foram três pedras britas e o liquido foi à água, com diferentes temperaturas.
1.2 – Fundamentação Teórica
1.2.1 - Massa Específica
A massa específica (m) de uma substância é a razão entre a massa (m) de uma quantidade da substância e o volume (V) correspondente:
Uma unidade muito usual para a massa específica é o g/cm3,