relatorio fluidizaçao
Faculdade de Engenharia
Departamento de Engenharia Química
Operações Unitárias I
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS: FLUIDIZAÇÃO
Caroline Hemann Pereira
Polyana Aline Lacerda Brandão
Vitor Hugo Vargas
Prof. Dr. Luciano Peske Ceron
Profa. Dra. Marlize Cantelli
Porto Alegre, 17 de outubro de 2014
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A fluidização baseia-se na mistura de sólidos com um fluido (gás ou líquido) a fim de proporcionar um maior contato superficial entre eles e favorecer a transferência de calor e massa. Esta mistura é realizada por meio da circulação dos sólidos no fluido, evitando assim a existência de gradientes de temperatura, de regiões estagnadas no leito e de pontos muito ativos.
O relatório a seguir explanará os princípios básicos da fluidização (leitos fixos e fluidizados) e descreverá os ensaios realizados no Laboratório de Operações Unitárias (LOPE). No experimento realizado, trabalhou-se com um leito fluidizado com água e outro leito fluidizado com ar, nos quais utilizou-se areia como sólido.
Com os resultados dos ensaios registrados, realizou-se a elaboração de gráficos de queda de pressão x velocidade, determinou-se a porosidade do leito fixo, a queda de pressão no leito fixo e comparou-se os dados com a equação teórica e com os gráficos obtidos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. Definições
A fluidização é a operação pela qual as partículas sólidas são transformadas em um estado como de um líquido através de suspensão em um gás ou líquido. Este método de contato apresenta características incomuns, que são bem utilizadas na engenharia.
Se um fluido passa ascendentemente através de um leito de partículas finas, a uma baixa vazão, o fluido apenas percola pelos espaços entre