RESUMO Informatização da Receita Federal
GESTÃO TRIBUTÁRIA – TRIBUTOS DIRETOS
“RESUMO - INFORMATIZAÇÃO DA RECEITA FEDERAL“
PROFESSOR: RAOUF ROLANDMICHEL
ALUNA: ANDRÉIA C. M. ALMEIDA – Nº 14030346
ALUNO: ALEXANDRE HENRIQUE BORGES – Nº 14030412
O QUE SERÁ CRUZADO
Neste ano o fisco começa a cruzar informações e nos próximos 2 anos, cruzará online praticamente todas as transações em CPF e CNPJs.
Os cartórios informarão transações em compra e venda de bens imóveis como: terrenos, casas, apartamentos, outros; Detrans: compra e venda de veículos, motocicletas, barcos, outros; Bancos: transações com cartões de crédito, aplicações, movimentação financeiras, outros;
Empresas em geral: toda movimentação da empresa: folha de pagamento, FGTS, INSS, IRRF, etc. Através da nota fiscal eletrônica, operações de compra e venda de mercadorias e serviços em geral, com a inclusão de: energia, água, telefone, saúde e financiamentos em geral. Nos âmbitos: municipal, estadual e federal.
MODERNIDADE DO SISTEMA
O sistema é um dos mais modernos construídos no mundo e logo estará operando por completo. Como teste houve o cruzamento em cartões de crédito em um pequeno grupo de empresas varejistas, cuja maioria sofreu autuações enormes, pois as informações não coincidiam com as declarações.
FOCO NAS EMPRESAS DO SIMPLES
70% das empresas no Brasil são incluídas no Simples Nacional, perfazendo somente 6% de toda arrecadação nacional e o fisco vai focar nelas, pois ai se concentra a maior parte da informalidade (sonegação); 6% das empresas estão no Lucro Presumido, cuja participação é de 85% de toda arrecadação nacional; 24% das empresas estão no Lucro Real, cuja participação é de 9% em toda arrecadação nacional.
INFORMALIDADE DEVERÁ DIMINUIR
A pratica da informalidade tende a diminuir muito, devendo haver grande esforço por parte das empresas para acertar possíveis problemas perante o fisco.
SUPERCOMPUTADOR T-REX E O SISTEMA HARPIA
A receita conta com um supercomputador T-REX e o software Harpia, que