UM MUNDO DE SPED, A CONTABILIDADE DO SÉCULO XXI: Um Novo Sistema Digital
Um Novo Sistema Digital
Estela da Silva Lopes
Resumo
A informatização do fisco com os contribuintes é um avanço essencial. A forma digital dos documentos contábeis e tributários agiliza o diálogo entre o governo e as empresas, facilita o levantamento destas informações e também a fiscalização e representa um grande salto na sustentabilidade, por reduzir o uso do papel. É necessário estar atento às mudanças, e à implementação do novo sistema vem para fiscalizar e melhorar a tributação no Brasil.
Palavras-chave: Fisco, informações, mudanças, mudanças.1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica, que tem por objetivo a mensuração do Patrimônio das Entidades e, principalmente, a prestação de contas para seus usuários.
O sistema de tributação nacional é complexo e muito caro para as organizações empresariais. Além da elevada carga tributária, há também os gastos administrativos com o gerenciamento e o controle das atividades tributárias. Outro fator importante é a legislação trabalhista e previdenciária, que com o tempo se tornou um entrave para o relacionamento entre patrões e funcionários em diversas áreas de atividades.
O Brasil com uma das mais altas cargas tributárias do mundo, em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) tem como grande questão os custos causados às empresas e a influência também causada na vida de cada cidadão.
É comum termos no noticiário econômico os empresários reclamando das obrigações tributárias. É por esse e outros motivos que os empresários entendem que esse trabalho deve ser feito pelos profissionais da contabilidade. É intensa a corrida dos profissionais contábeis no dia-a-dia, tributos são criados todos os dias, mudanças acontecem com a mesma intensidade, e os profissionais devem estar atentos a essas mudanças e transformações.
2 DESENVOLVIMENTO
O Brasil possui