Universitária
Pablo Luiz Martins
UFSJ
Caroline Miria Fontes Martins
UFSJ
Maria do Carmo dos Santos Neta
UFSJ
Carla Agostini
IPTAN
Rodrigo de Oliveira Borges
IPTAN
Resumo:Com o advento da tecnologia de informação, os processos organizacionais mudaram, consequentemente essas mudanças alteraram o perfil do contador. A evolução da Tecnologia da
Informação juntamente com a Contabilidade geraram um grande sistema de informação que processa, armazena e distribui dados, promovendo demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, o chamado Sistema de Informação Contábil (SIC). Diante disso, é necessário aos contadores entender da eficácia e eficiência do sistema contábil, identificando os pontos fortes e fracos, auxiliando seus clientes a adquirir equipamentos e programas importantes para a organização. De modo que, a tecnologia da informação proporciona ao contador inúmeras facilidades, que vão desde o lançamento e processamento das informações até a geração dos relatórios que podem ser produzidos pelo sistema. Contudo, é cobrado do profissional contábil, cada vez mais capacitação para gerar essas informações e saber interpretá-las orientando e dando suporte às organizações na tomada de decisões.
Para tanto foi realizado uma revisão da literatura referente a evolução do profissional contábil quanto aos sistemas de informações, e o perfil que o contador deverá adotar nos dias de hoje. .
Palavras Chave: Tecnologia - Perfil do Contador. - Sistemas de Informaç - -
1 - INTRODUÇÃO
A profissão contábil existe desde os primórdios da civilização, que surgiu da necessidade prática dos proprietários, donos de negócios, preocupados em ter ferramentas que lhes permitissem conhecer e controlar seus bens e obrigações, conhecer o seu lucro ou prejuízo e também analisar o crescimento do seu patrimônio.
Com a informatização, as velhas rotinas cederam espaço para a modernização, a