T.I COMO FERRAMENTA DA ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS
Resumo. O avanço da contabilidade está fortemente interligado ao suporte da tecnologia de informação, pois os programas que hoje são utilizados pelo fisco para cercar o usuário são de uso essencial da internet e seus equipamentos. Sendo impossível acompanhar o desenvolvimento do mercado sem a utilização destas ferramentas. O SPED é uma ferramenta do governo em que os documentos fiscais são feitos por forma eletrônica e entregues ao fisco em uma determinada data.
Palavras - chave: desenvolvimento, agilidade, arrecadação fiscal, impostos.
1.Introdução
O tema foi escolhido pois recentemente a contabilidade, está num profundo processo de atualização , processo este alavancado pela inclusão de novas tecnologias de processamento de dados e de informatização das rotinas contábeis. Compreendemos que é impraticável qualquer profissional do campo contábil , praticar suas atividades presentemente sem o uso da Tecnologia de Informação
A tecnologia vem sendo a maior parceira das direções tributárias na luta contra a sonegação, informalidade, contrabando e o descaminho. A aproximidade entre o contribuinte e o fisco está cada vez mais estreita, atual e prática.
2.Exemplos e citações referenciais
O presente estudo tem como objetivo mostrar que a tecnologia está fortemente aliada ao controle do governo sobre o âmbito fiscal. “O governo brasileiro está assumindo seu papel de controlar e fiscalizar, mudando diversos processos. Relatórios, que eram datilografados ou preenchidos manualmente, foram substituídos por declarações eletrônicas. Essas declarações serão substituídas num futuro muito próximo pelo Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Digital etc.”( http://www.joseadriano.com.br/profiles/blogs/tecnologia-como-aliada-da)
“Parte do sistema publico de escrituração digital (SPED), a Escrituração Fiscal Digital será grande aliada contra maus contribuintes que acreditam