Sistemas de informação
APOSTILA DA DISCIPLINA SISTEMAS DE
INFORMAÇÕES GERENCIAIS
(apontamentos, comentários e discussões: uma visão dos debates de sala de aula )
Prof. Adm. Rogério da Silva Filho
2012/1
CAPÍTULO 1. INTRODUÇÃO / CONCEITOS BÁSICOS
A fim de melhor e entendermos o processo de tomada de decisão nas empresas, é importante a revisão e o esclarecimento de conceitos básicos que norteiam este processo, assim como permitem o embasamento sólido para que a decisão seja acertada e que os objetivos sejam mais rapidamente alcançados. Vários autores enfatizam a evolução necessária às empresas, em tempos de mercado global. O sucesso ou insucesso de uma empresa, nestes tempos, está atrelado à qualidade das informações recebidas e geradas, à velocidade com que estas informações são circuladas pelos diversos departamentos e fundamentalmente, também está atrelado ao plano de objetivos traçados e acima de tudo, direcionando o fluxo informativo no sentido destes objetivos traçados.
A seguir apresentamos alguns conceitos que julgamos importantes neste processo:
a) DADOS:
É qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.
Exemplo: dados de uma empresa como: a quantidade de produção, custo da matéria-prima, número de empregados.
O autor De Sordi (2008), define dados como sendo “ a coleção de evidências relevantes sobre um fato observado”. Para exemplificar esse conceito, o autor cita o caso de alguém quando entre ou sai do seu ambiente de trabalho e tem que “bater” ou registrar o seu cartão-ponto. Nesse momento é gerado um registro desse funcionário no sistema de controle do “ponto”, onde ficam constando os seguintes dados: número da matrícula do funcionário xxxxx, data do registro 10/08/2010, horário do registro 8horas e 05 minutos e a identificação do equipamento / dispositivo de leitura yyyy.
b) INFORMAÇÃO:
É o dado