Raízes históricas do comportamento organizacional
265945
Resenha do texto: Raízes históricas do comportamento organizacional
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
MOGI DAS CRUZES
2013
Ivan Expedito Mathias Leite
265945
Como surgiu o comportamento organizacional
Atividade exigida para obtenção parcial de nota da disciplina de Psicologia Aplicada ao Trabalho, do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Braz Cubas, sob a orientação da Profª Silvia Ludin Motta de Moraes.
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
MOGI DAS CRUZES
2013
Como surgiu o comportamento organizacional
Ivan Leite.
Raízes históricas do comportamento organizacional (Pg. 8 a 17) Ricky, W. Grifin. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo; Ática, 2006.
Nas páginas que integram a obra, o autor descreve como surgiu o comportamento organizacional, como foi estudado e como evoluiu e se tornou importante dentro das empresas.
A administração começou a ser estudada entre o século XIX e século XX e a área a ser estudada foi o comportamento organizacional. Surgiram várias teorias com a finalidade de melhorar a produção e avaliar como se comportava o funcionário dentro de um ambiente de trabalho, sempre buscando a eficiência em busca de resultados.
Também conhecido como Administração Científica, é um sistema de organização industrial e seu principal foco é a eficiência dos trabalhadores. O pioneiro neste estudo foi Frederick W. Taylor, e teve início no século XX.
Após Taylor ter exposto sua ideia surgiu, Weber com outro estudo que focava em um método que procurava organizar os trabalhadores e gerentes de modo que colocassem os mesmos em uma estrutura para que pudessem realizar seus respectivos trabalhos com maior eficiência a qual chamava de teoria da burocracia.
Já o estudo de Hawthorne aconteceu entre 1927 a 1932 e tinha como finalidade determinar a relação existente entre a intensidade de iluminação dos locais de trabalho e a eficiência dos