Mass communication research
Mass Communication Research: * O que é? É o estudo de como os indivíduos e entidade transmitem informações através de meios de comunicação para grandes segmentos da população ao mesmo tempo, formando assim, a comunicação em massa (mass communication research, em inglês) * Em que contexto surgiu? Surgiu entre os anos 20 e 60, nos EUA, principalmente durante e após a segunda guerra mundial, quando os nazistas, liderados pelo Hitler, começou a comunicação em larga escala, com propagandas e afins, com apoio do Goebbels, ministro de propaganda. * Quais suas características principais?
Há quatro características principais: A primeira é a orientação empiricista dos estudos, privilegiam a dimensão quantitativa. A segunda é a orientação pragmática, mais política que cientifica, determinando a problemática de estudos. A terceira é o objeto, no qual é voltado para a comunicação mediática. A última é o modelo comunicativo (teoria da matemática). * Foram os únicos estudos sobre comunicação nos EUA da época? Não, outros estudos dessa corrente foram feitos, que foi desenvolvido, sobretudo pelo Paul Lazarfeld, preocupado sempre com reações imediatas da audiência dos conteúdos de massa. Também foram realizados vários estudos sobre o mesmo, resultando como a descoberta do “líder de opinião” individuo que influencia o outro. Houve outros estudos sobre comunicação, desenvolvidos por profissionais como Kelppler, Katz, Blumler e dentre outros.
1.1(a) Teoria hipodérmica Os elementos que mais caracterizam o contexto da teoria hipodérmica são, de um lado, justamente a novidade do próprio fenômeno das comunicações de massa e, do outro, a conexão desse fenômeno com as tragédias experiências totalitário desse período histórico. O principal componente desta teoria, é a presença explicita da teoria da sociedade de massa.
Coincidindo com o período das duas grandes guerras mundiais, pode-se falar que o modelo