Direito
Professora: LILIAN DIAS
Nome: Grazielle Kron
MAT: 2000.01.38723-9
Semana: 7
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CÍVEL DE .... (ART. 94, domicílio do réu)
SILAS, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora da Carteira de Identidade de número ____, inscrita no CPF/MF sob o número _____, residente na ______ (endereço completo), vem, por seu advogado, na forma do Art. 39 do CPC, abaixo assinado, com endereço profissional sito na (endereço profissional completo), perante este Juízo, propor
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS, PELO RITO ESPECIAL,
COM FUNDAMENTO NO ART. 914 E SEGS., CPC
em face de ALCEBÍADES, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da Carteira de Identidade número ____, inscrito no CPF/MF sob o número ____, residente na _____________, pelas razões de fato e de Direito que a seguir passa a expor:
I - DOS FATOS:
O Autor, necessitando fazer uma viagem urgente ao exterior, pelo período de 1 (um) ano, constituiu o Réu, seu grande amigo de muitos anos, como seu bastante procurador, por período idêntico (1 ano), com poderes gerais para representá-lo em todos os atos da vida civil, com fundamento nos arts. 653, 663, 667 e 668 do CC – que aduzem o direito material do Mandato, e elenca seus deveres, dentre outros, o de boa-fé e o da obrigação de prestar contas.
Passado um ano, de volta ao país, o Autor procurou o Réu para se inteirar das novidades, tendo recebido a informação do próprio Réu de que não havia utilizado o mandato, uma vez que nada havia ocorrido nesse período.
Contudo, dirigindo-se ao banco em que mantinha conta corrente, o Autor percebeu que seu saldo estava devedor em R$ 100.000,00 (cem mil reais), pois a conta havia sido movimentada por Alcebíades, com uso da procuração. Sendo certo, ainda, que o seu saldo credor, anterior à viagem, era de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Havendo, desta forma, uma