016393141970
3100 palavras
13 páginas
O setor externo: A crise internacional de 2008O mundo se apresenta crescentemente interligado, seja por fluxos financeiros. De modo geral, as relações econômicas internacionais têm posição fundamental para a maioria dos países inclusive do Brasil.
Determinação da taxa de câmbio - Conceito
A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Pode, também ser definida como o preço da moeda estrangeira (divisa) em termos de moeda nacional. Assim, 1 dólar pode custar 1,70 reais, 1 libra pode custar 2,30 reais.
A determinação da caixa de câmbio pode ocorrer de dois modos: institucionalmente, pela decisão das autoridades econômicas com a fixação periódica das taxas (taxas fixas de câmbio), ou pelo funcionamento do mercado, no qual as taxas flutuam automaticamente em decorrência das pressões de oferta e demanda de divisas estrangeiras (taxas flutuantes ou flexíveis).
A demanda de divisas é constituída pelos importadores, que precisam delas para pagar suas compras no exterior, uma vez que a moeda nacional não é aceita foda do país, e também pela saída de capitais financeiros, pagamentosde juros, remessas de lucros, saída de turistas.
A oferta de divisas é realizada tanto pelos exportadores, que recebem moeda estrangeira em contrapartida a suas vendas, como pela entrada de capitais financeiros internacionais, turistas etc. Como a divisa não pode ser utilizada inteiramente, precisa ser convertida em moeda nacional.
Uma taxa de câmbio elevada significa que o preço da divisa estrangeira está alto, ou que a moeda nacional está desvalorizada. Assim, a expressão desvalorização cambial ou depreciação cambial indica que houve um aumento de taxa de câmbio – maior numero de reais por unidade de moeda estrangeira. A moeda nacional é desvalorizada, e o dólar, por exemplo, valorizado. A valorização ou apreciação cambial significa moeda nacional mais forte, na taxa de câmbio. Então a moeda nacional foi valorizada, e o dólar